Conversinha Fashion » Arquivos » Um jeitinho no jeans…
25 janeiro 2016
Um jeitinho no jeans…

Muito se fala sobre a calça jeans e a peça está, sem dúvida, entre as queridinhas entre as mulheres. Não é por menos. A peça é versátil e, quando na modelagem certa, valoriza a silhueta. Mas, acertar no modelo pode não ser tão simples… existe a dificuldade na hora de encontrar a peça ideal, no tamanho perfeito. É uma combinação de fatores. Um truque, válido, é comprar um jeans justo e deixar o tecido ceder… o que muito se aplica principalmente nos casos sem elastano (aqueles jeans menos maleáveis).

É fato que o jeans, após alguns dias de uso, tende a amolecer um pouquinho e a justificativa pra isso é bem simples. O tecido quando submetido a lavagens e tratamentos pode ficar cheio de uma goma (será que essa é a palavra certa?) que sai com o tempo. Por consequência, a peça fica menos dura e estruturada depois de alguma “atividade”. Daí, claro, a calça passa a vestir um pouco melhor. Então que comprar um jeans um pouquinho justo (mas só um pouquinho mesmo) não é lá tão má ideia.

Pra peça ceder logo, rápido, pode-se lavar o jeans em água fria com o número máximo de ciclos que a máquina permite… sem colocar sabão e nem nada…. só bater e centrifugar. Depois, sem passar, restar vestir e… voila! Pronto. O jeans depois de lavado já ‘assenta’ beeeem melhor. A peça perde um pouco da aparência dura e grossa. Assim, ele fica menos justo e sufocante.

jeansjeans

Aquele jeans perfeito que abraça as curvas da silhueta: sim, é possível. Peças com elastano, claro, ajudam…

De toda forma, são escolhas. É importante conhecer o corpo, o jeans, os limites da tecnologia têxtil, que aqui não opera milagres. Não vale comprar uma calça que não entra, que não sobe, que não fecha… a diferença é mínima! O tamanho da peça não vai aumentar só por causa de uma lavagem. Funciona com aquela calça que está quase perfeita. E o jeans larguinho, no provador, logo mais vai ficar frouxo, então será necessário providenciar um ajuste – ou um cinto. Sabe como?! É tipo um sapato novo.

Post originalmente publicado em 27 de janeiro de 2010.

Deixe um comentário em "Um jeitinho no jeans…"
  1. milena
    27/01/2010

    Oi Amanda.
    Sabe que eu detesto as coisas me apertando, né? Quase não uso jeans por isso, é um tecido que “forma” o seu corpo, dando-lhe detalhes próprios da peça, como curvas que não são suas naturalmente, sem respeitar a estrutura própria do corpo de cada uma. Principalmente no Brasil, em que as mulheres tem quadril largo, é difícil achar uma calça que respeite e valorize a estrutura de mulheres com o corpo como o meu.
    Mas pra não correr o risco de comprar o número errado, pq hoje em dia a numeração e a coisa mais subjetiva que eu já vi na vida (o que é 40 em uma marca é 42 em outra e assim vai), prefiro as calças com lycra, se adaptam melhor ao corpo, não marcam, não machucam, modelam sem deformar, emfim; são bem mais flexíveis.
    beijos

  2. Amanda Medeiros
    28/01/2010

    Milena, é verdade que jeans aperta e pode ser bem desagradável… até mesmo por isso depois da faculdade eu quase anulei o uso, mas vez ou outra não consigo resistir. De fato os modelos com elastano são bem mais confortáveis e vestem bem melhor… delineando a silhueta.
    Bjos!

  3. Joana
    29/01/2010

    Oi Amanda!!!! Aqui a Joana amiga da Fumec! rsrsrs
    Bom, to aqui visitando seu blog (ADORO), e vi que o assunto é jeans, minha praia, afinal sou estilista de jeans…
    Bom a dica pra quem não quer se decepcionar com o jeans justinho que vira algo amplo, é comprar sempre jeans com elastano. E quanto mais leve melhor, o tecido mto firme e pesado tende a ceder mais.
    E a dica da Amanda super vale! Comprar um jeans bem justinho é ideal, pois qdo usado ele vai ceder e ficar mais confortável, sem deixar de ser justo!
    Bjos!

  4. Amanda Medeiros
    29/01/2010

    Super Joana! Que lindo ver seu comentário colega!!!
    Olha que suas palavras valem demais… afinal Calvin Klein não é pra qualquer estilista, né?! rs É pra poucos que entendem.
    Bjos!