Conversinha Fashion » Arquivos » 5 maneiras (e motivos) para desconectar do Facebook
12 março 2014
5 maneiras (e motivos) para desconectar do Facebook

fb_2

A rede social mais famosa é também a que mais suga o tempo e as energias dos seus navegadores. É impossível negar que o Facebook é responsável pela procrastinação de muitos, alimenta a inveja diária de tantos outros e, entre vários males, oferece material suficiente para que todos saibam sobre a sua vida muito mais do que você gostaria que soubessem. Já pensou que seria legal desconectar um pouco?!

1. Priorize notícias de verdade. Para muitos, quase todos, o Facebook é a primeira página acessada pela manhã. E, o que já nem surpreende, é que a quantidade de notícias ou informações realmente úteis ou interessantes é pouca ou chega a ser nula. Vale trocar o despertar com Mark Zuckerberg por alguma outra alternativa mais útil ou estimulante (do tipo, saber o que está acontecendo no mundo a partir de um site de notícias).

2. De verdade, pare de perder tempo. Navegamos tanto tempo nas redes sociais – e principalmente no danado do FB – que deixamos de fazer coisas importantes, essenciais. O trabalho vai ficando para mais tarde, o estudo urgente fica para depois e isso gera um efeito cascata. Sejamos sinceros: precisamos mesmo acompanhar a vida alheia?!

3. Não inveje uma vida virtual. E então, nessa onda de perder o seu precioso tempo acompanhando as atualizações dos amigos, conhecidos e nem tão amigos assim, acabamos nos deparando com imagens maravilhosas de uma vida perfeita. Vale lembrar que cada pessoa escolhe o que vai postar (seleciona a melhor foto, a melhor frase, a abordagem mais legal para o tema em questão) e tudo o que ali aparece, tem pouco de real. Por muitas vezes, sua pacata vida é muito mais feliz e completa do que o dia a dia de quem se esforça demais para parecer feliz no Facebook.

4. Não se abra tanto. Além de não ser do interesse geral, não é nem um pouco esperto contar tudo e mais um pouco sobre a sua intimidade para uma plateia de conhecidos virtuais. Fora que, nossos problemas e nossas conquistas pouco interessam aos demais. Maturidade é saber viver e ser feliz em seu próprio mundo, com sua própria realidade.

5. Lembre-se de que há uma vida lá fora. O mundo virtual engana e cria a sensação de que é tão importante quanto o mundo real. E o FB tem um talento especial para isso! No entanto, mais importante do que se conectar através de uma tela é experimentar de verdade o que está acontecendo. Ao invés de acompanhar as festas, os lugares, os destinos via rede social, é mais legal vivenciar de verdade tal experiência – sem se sentir na obrigação viciada de dar satisfações ao seu grupo de amigos (online) sobre o que, onde e quando você fez e faz. Poste menos, curta mais.

fb_1

Bons motivos para navegar, com parcimônia, pelo Facebook

1. Fique de olho nas notícias. Acompanhar as notícias compartilhadas pelos seus amigos e pelos sites que você curte na rede social é muito fácil. Afinal, o FB para muitos funciona como um agregador de novidades e estamos sempre descobrindo um blog novo ou um site interessante para seguir.

2. Encontre ou reencontre amigos. Sabe aquelas pessoas que você conhece ou conheceu, mas perdeu o contato por alguma razão?! Nada mais prático que o FB para conversar um pouco, colocar as novas em dia, compartilhar fotos e manter contato – ainda que superficial.

  • %
Deixe um comentário em "5 maneiras (e motivos) para desconectar do Facebook"

Comentário Fechados.