Conversinha Fashion » Arquivos » E na posse…
02 janeiro 2011
E na posse…

Muito titubiei antes de escrever esse post mas acho que opinião é um direito e um risco que se corre. Todos podemos gostar ou não gostar de algo, o que importa é ter justificativas. Pois bem, não gostei do look da presidente Dilma Rousseff durante sua posse – enquanto via pela televisão. Digo look porque para mim o problema não estava só na roupa, mas no visual geral. Maquiagem muito pesada para o dia, cabelo com uma mistura de cores um pouco marcada demais, acessórios inadequados ou exagerados que criaram uma repetição estranha entre forma, roupa e silhueta. Por fim, uma boa escolha de cor e temática trabalhada em tecido que deixava evidente sua silhueta nada elegante. A presidente Dilma deve saber que mais do que a questão do peso devemos cuidar de um ponto essencial do visual: a postura. Além do caráter estético da mesma há o ponto de saúde… lembrando que um lordose moderada pode vir a causar grande desconforto e dores. Vale lembrar que o que Dilma veste é o problema mais raso a ser encontrado durante todo esse caminho mas, ainda assim, sua imagem estará sendo dia após dia julgada por toda a população. Ah, ser mulher não é fácil.

No entanto, após assistir a transmissão pela televisão, vi pela internet as fotos da posse e tudo mais. Acontece que nas imagens sua maquiagem não ficou tão pesada e o desconforto causado pelos acessórios e textura do tecido foram amenizados por cortes e enquadramentos abertos que não ficavam limitados ao rosto da presidente. A crítica foi então uma falha minha? Acho que não porque já era fato que o momento seria registrado em imagem digital que revela cada mínimo detalhe da realidade; fato, ainda, que seu rosto seria bem enquadrado na câmera durante o longo discurso… por isso a importância de saber equilibrar as necessidades do momento – no caso o registro fotográfico padrão e a transmissão em HD.

No mais fiquei positivamente surpresa com o visual da senhora Marisa Letícia, achei quase elegante, claro e ainda assim requintado. Gostei também do visual da esposa do vice presidente, senhora Marcela, que estava ousada com o visual quase que dramático mas compensado pela boa altura do salto e a bonita trança lateral. Destaque, ainda, para a Ministra da Cultura Ana de Hollanda que reuniu bons elementos na construção de um visual leve, diferente e ainda assim dentro do contexto do momento.

Observações. A maquiagem da presidente Dilma pela televisão estava muito mais carregada do que aparece nas fotos, os olhos muito pretos e excesso de rímel… o tom do batom deixava os dentes mais marcados… não sei, algo assim. Já Marisa Letícia é o exemplo clássico do exagero nas plásticas e interferências estéticas… intervenção já!

Deixe um comentário em "E na posse…"
  1. ALINI RAQUEL
    02/01/2011

    Realmente nossa Presidenta pecou na escolha da roupa e principalmente no colar que usava estava muito curto para o seu pescoço…Quando falava parecia que apertava…
    Infelizmente sofro o mesmo mau da Dilma, tenho uma péssima postura…rsrs

  2. Alessandra
    03/01/2011

    acho que, diante dos nossos padrões exigentes, não foi a melhor escolha. Mas sem dúvida, para a maioria dos brasileiros, ela passou uma imagem séria e serena com o formato e cor da roupa. Tiro isso pela fala da minha avó de 80 anos.

  3. Marina Albuquerque
    03/01/2011

    Acho que o maior desafio da Dilma no quesito fashion é não ficar perua que nem a Cristina ou a Marta nem ficar com um estilo muito sobrio igual a Michelle Bachelet.

  4. Amanda Medeiros
    03/01/2011

    Bem lembrado Alessandra. Pessoas da minha família também falaram algo semelhante e não discordo. Beijos.

  5. Amanda Medeiros
    03/01/2011

    Alini, o colar estava mesmo um pouco curto… muito bem lembrado. Bjos querida.

  6. Mai
    06/01/2011

    O que mais me incomoda na Dilma é a falta de postura. Passos pesados, andar em pêndulo… Sou exigente em querer uma presidente feminina?

    Quanto a roupa da posse… Sem postura não há seda pura que se sustente! Isso porque não vou comentar sobre colar curto com pérola transgênica de itu.