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15 outubro 2010
A tendência e o corpo

Uma tendência é uma ideia, pensada e fabricada dentro das referências de uma temporada. Nada é colocado nas araras por acaso e são raras as marcas que trabalham fora dessa concepção de pensamento pronto; o conceito, o tema, é inserido quase sempre no fim da história. A sincronia de detalhes, de cores e formas não sai do acaso, mas sim de um estudo prévio do que estará em voga numa determinada época – e essa informação pode ser comprada em bureaus de estilo (pense em WGSN). O que importa para nós, como consumidores, é que recebemos um leque de opções que estarão disponíveis para nosso consumo; para vestir, e comprar, devemos trabalhar com essa oferta. Claro, você pode pensar em costureiras e roupas sob medida, mas como produto pronto (como prêt-à-porter), há uma massificação do que é ofertado. Hoje, por exemplo, vemos a exaustão o militarismo, o navy, o liberty… tudo isso repetido e reproduzido dentro das características próprias de cada marca – seja num comprimento mais encurtado ou reproduzido em tecidos de alta qualidade.

A questão é que seja lá qual for a tendência ela interage com pessoas vivas, cheias de vontades e opiniões; para isso é preciso deixar de lado o pensamento de ordem e abraçar a ideia de uma orientação. Manipular uma tendência, brincar com a oferta, fortalece a criação de sua identidade. A moda não é estática, assim como o consumidor também não é. Tudo muda a todo tempo e nesse jogo as chances de se obter sucesso cresce para quem se coloca em primeiro plano, bem a frente do que chega pronto e é assimilado sob a forma de imposição.

É preciso pensar que vestir o corpo é dar forma, cor, vida a alma e a tudo o que somos de forma não palpável. Somos pensamentos, sentimentos, emoções, crenças e tudo isso é materializado pelo que usamos. A vontade de comunicar, de conversar e dialogar (não só via palavras) é natural de todo ser vivo e olha só que chance maravilhosa é essa de poder enviar mensagens sem precisar soltar a voz. A fala, no caso de contato visual, chega bem depois da imagem… é o impacto do contato visual que gera aquela primeira impressão já cheia de conclusões. Com isso o corpo, em sua forma interiorizada, ganha ainda vida de maneira plena quando pensamos nos gestos e anexos.

A partir disso abre-se o leque para um mar de pensamentos ligados ao corpo, a tendência e a moda. Essas ideias serão apresentadas aos poucos, num momento bem pertinente – de onde virão também tendências futuras. Acontece que o tema do Minas Trend Preview, edição outono inverno 2011 (oi?!), será… o Grupo Corpo, numa total onda do corpo em si. Lembra que já relacionamos expressão, imagem, estilo e dança nesse outro post?! Pois bem. Essa relação entre o corpo, o Grupo Corpo e a moda será exposta no evento que trás a temática como homenagem, mas também como uma lembrança para a expressão pessoal em forma de identidade e estilo pessoal. E tudo isso vem junto desse processo de elevação da auto estima pela qual conseguimos ganhar qualidade de vida (mesmo!) e satisfação não pelo resultado de imagem por si mas também, e principalmente, pela capacidade de comunicar e expor sentimentos de forma rica e plena.

Deixe um comentário em "A tendência e o corpo"
  1. Manoella Oliveira
    19/10/2010

    Linda imagem! Sou apaixonada pelo Grupo Corpo e espero que o Minas Trend Preview faça uma “homenagem” à altura. Gosto, em especial do figurino de Ímã, que é superlalegre, e dos figurinos verde, vermelho e preto de Lecuona. Abraços :)

  2. Amanda Medeiros
    20/10/2010

    Manoella, também espero muito que seja à altura. =)
    E já registro por aqui que AMO seu blog.
    Bjs!