Conversinha Fashion » Arquivos » Clog, o tamanco que você já conhece
22 agosto 2010
Clog, o tamanco que você já conhece

Conversinha também é cultural. Um clog nada mais é que um tamanco, aquele que surgiu como calçado para trabalhadores de fábricas, minas e fazendas… já foi calçado de porteiro, teve toques grosseiros, ortopédicos, sedutores e hoje volta com sua conotação pesada mas num estilo um tanto quanto mais trabalhado e sedutor.

Os modelos geram resultados bem distintos na silhueta sendo que uma abertura frontal muda bastante o efeito geral da peça, principalmente se há grande contraste entre pele, roupa e calçado.

Além disso quanto mais fechada a peça, quanto mais cobrir os pés, mais pesado o clog/tamanco vai ficando; nisso uma discreta abertura lateral, mesmo que bem pequena, gera grande diferença. Cores leves, detalhes, aplicações, fivelas e cadarços deixam o calcado menos grosseiro, no sentido de enfeitar uma superfície muita chapada que merece uma atenção.

E, aqui, alguns exemplos de looks com clog que incluem desde um jeans mais afunilado ao corte bootcut, passando pela saia com meia calça a mini com pernas de fora. Observe a diferença entre o clog preto e o clarinho… e por ai vai. O importante é buscar algo que lhe agrade visualmente e que favoreça sua silhueta.

Acho bem interessante o uso do tamanco com meia calça, principalmente se a cor for única… fica um pesadão sem quebra, forte mas não desproporcional; gosto ainda do uso com jeans bootcut, que favorece praticamente todos os biotipos; e com comprimento mini, seja saia ou vestido, deixa bastante perna para equilibrar o peso do tamanco.

Enfim, uma tendência difícil mas possível de ser adaptada ao guarda-roupa. Não é preciso aquisição de novas peças ou complementos para compor bons looks com o calçado, basta seguir a mesma linha de harmonia utilizada com as ankle boots do inverno. Já viu que os sapatos são relativamente parecidos na questão de efeito?! Por ai uma base para brincar por todo o verão.

Momento desabafo. Acho graça porque eu bem lembro que nos anos 90 o clog, nosso amado/odiado tamanco, era muito usado e eu super teen tinha horror a peça que as professoras saracotiavam na frente da sala… e bem lembro de uma visita à fábrica da Arezzo, quando eu tinha tipo uns 11 anos, e tudo que se via na linha de montagem e encaixotamento eram tamancos de várias cores. Calafrios. Acho que hoje a maturidade e a evolução do pensamento me mostram que existem sim formas legais de usar o calçado, mas a chance de ficar pesado, desproporcional, grosseiro e vulgar são gigantes principalmente se a mulher não tiver elegância suficiente para segurar esse tipo de salto que pode ser difícil.

A primeira imagem é do clog da Chanel, o ‘culpado’, desfilado no verão 2010 da marca. Na primeira fileira de tamancos modelos Luiza Barcelos; na segunda fileira, modelos Arezzo. As blogueiras que ilustram o post são Mariah Bernardes, do Blog da Mariah, e Nati do Glam4You.

Deixe um comentário em "Clog, o tamanco que você já conhece"
  1. Viviane
    24/08/2010

    Sei não… até acho bonitos os modelos mais delicados [tipo sandália], mas acho que não vai dar certo pra mim… rs

  2. Amanda Medeiros
    24/08/2010

    É um modismo bem complicado… do tipo ame ou odeie mesmo… rs
    Assim, de início, acho que não condiz muito com seu estilo e seu perfil, mas vai que um dia desses aparece uma oportunidade ou ideia pra usar, não?! =)
    Bjs e você estava sumida.

  3. Maria Fernanda
    28/08/2010

    Eu ameeeeiii esta moda!! Já comprei dois pra mim, um mais pesado e um mais leve, tipo tamanco aberto. Os modelos estão bem diversos, lindos!! E é só ter postura mesmo, atitude pra usar. Bjoss…

  4. […] Conversinha Fashion Postagem em Estilo, Moda Tags: clog sapatos estação « Dicas para usar salto alto […]