28 junho 2010
Saia x Bota

Para usar saia com bota é preciso focar em equilíbrio de peso visual para que a porção inferior do corpo não seja encurtada ou alargada por um uso desproporcional ou incompatível de volumes. Mais do que isso vale lembrar que cada forma de combinar emite uma mensagem diferente, que determina o sentido de seu look.

Além de observar o comprimento é importante levar em consideração o volume lateral das peças, seja da saia que pode ou não ter roda e também da bota que pode estar mais próxima ou mais afastada das linhas da perna. Até mesmo os materiais, entre um couro mais estruturado e uma camurça leve, mudam o tom do acessório.

Nas botas de cano curto a medida de meia perna aparente já se faz mais que suficiente para aplicar leveza ao visual; a medida que este comprimento aumenta, chegando nas saias bem curtinhas, o grau de sensualidade do look também cresce. Para as botas de cano mediano, entre o cano longo e o curto, o comprimento abaixo dos joelhos passa a ser arriscado por criar linhas de corte em proporções de certa forma inadequadas; vale apostar nas linhas do joelho para cima… ou mesmo no uso de uma meia-calça de cor semelhante a da bota para criar uma continuidade na busca pela linha vertical.

Para as botas extermamente longas, que pegam acima dos joelhos, o importante é trabalhar com linhas de cor única (monocromáticas) para evitar recortes encurtadores. Mas veja que é uma bota extremamente arriscada que geralmente cai bem em mulheres de coxas finas ou bem delineadas, sequinhas… principalmente com a utilização de comprimentos encurtados. Para comprimentos um pouco mais longos a sobreposição de saia e bota resolve a questão, mais ainda com o jogo de monocromáticos.

Veja ainda que a quebra de cores agrega peso visual, assim como a utilização de volumes. Quanto mais elementos aparecem na composição mais alterações ou interferências são percebidas, sendo essa uma boa receita para deixar o visual mais interessante, moderno ou divertido.

Por fim a diferença de mensagem que uma mesma bota recebe ao ser utilizada com comprimentos diferentes. A bota de cano longo, padrão, ganha linhas elegantes e femininas com uma saia que termina na linhas dos joelhos; para um comprimento mediano, levemente encurtado, o toque é de jovialidade ou informalidade; no comprimento mini, seco, uma mensagem direta de sensualidade adequada apenas para um número limitado de ocasiões.

Entender a versatilidade das botas e das saias auxilia na forma de trabalhar e aplicar as peças de seu guarda-roupa. É essencial que essa variação seja explorada ao máximo, ampliando o volume de possibilidades de uso de suas roupas e complementos jogando com grande versatilidade.

Deixe um comentário em "Saia x Bota"
  1. gabrielle
    10/07/2010

    ola boa noite
    eu amo o estilo country, e sempre que posso frequento balada country gostaria de saber e mudar um pouquinho do tradicional calça e bota.
    e quero saber como posso combinar saia shorts e meia calça com bota country acho um estilo muito bonito mas tenho medo de errar e fazer feio.gostaria que me indicasse um estilo que eu possa usar sem errar.

    obrigado
    gabrielle

  2. Amanda Medeiros
    12/07/2010

    Vai rolar post sobre o assunto Gabrielle, esses dias ainda. Bjs e volte sempre!